quinta-feira, 12 de junho de 2014

Baioneta M968 - “Mosquefal”


Com a chegada do FN FAL M964 calibre 7,62mm ao Brasil, o Mosquetão .30 M949, em uso, vai sendo paulatinamente substituído. Em 1967, com a finalidade de padronizar o calibre utilizado no Exército Brasileiro e reduzir custos, a Indústria de Material Bélico (IMBel) Fábrica de Itajubá, Minas Gerais, começa a modificação de 10.000 rifles, adequando as armas ao novo calibre, reduzindo seu peso e o comprimento do cano. O rifle recebe a denominação de Mosquetão 7,62 M968, utilizando agora o cartucho NATO 7,62 x 51mm, e passa a ser conhecido pelas tropas como “MOSQUEFAL” - junção de mosquetão e FAL, congregando assim o sistema de carregamento bolt-action do rifle e os acessórios do fuzil de assalto.


A baioneta, entre as mais curtas do mundo, tem uma lâmina de 6 ½ polegadas e o comprimento total de 11 ¾ polegadas, e a mosca, ou vazado, acompanhando todo o desbaste (da ponta ao ricasso). A crença popular diz que a finalidade da mosca é provocar hemorragia interna mas, neste caso, serve para diminuir o peso da baioneta.


O punho composto de duas talas em madeira de lei, fixadas com parafusos e contra-porcas embutidos. O guarda-mão apresenta a marcação da numeração da arma e o encaixe para o cano. A bainha original, com o protetor da lâmina em fibra e o suporte em lona, foi sendo substituído nas unidades do exército pela versão mais curta, com o grampo de fixação no cinto preso diretamente na bainha protetora da lâmina.


Essas duas preciosidades estão muito bem conservadas e o desgaste pelo manuseio é muito pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário